top of page

Preenchimento do DS-160



O formulario denominado DS-160 é utilizado pelo governo norte-americano para o requerimento de vistos temporários (non-immigrant visas), o que inclui o visto de noivo(a): vistos do tipo K, o visto de estudo (F-1) e, claro, o comummente denominado visto de turismo (B-1/ B-2).


Quem precisa preencher o DS-160?


Todos os visitantes devem preencher o DS-160, incluindo dependentes do solicitante principal (cônjuge ou filhos), quando há um solicitante principal. Caso um dos visitantes seja menor de 16 anos ou fisicamente incapaz de preencher e assinar o formulário, os pais, o guardião legal ou qualquer parte legitimamente interessada (na falta dos anteriores) pode preencher e assinar o formulário em nome do menor ou fisicamente incapaz, informando esta circunstância no campo apropriado ao final do formulário ("Preparer of Application").


O DS-160 deve ser preenchido e submetido eletronicamente através do site do Departamento de Estado dos EUA (https://ceac.state.gov). Oficiais consulares utilizam a informação constante destes formulários em conjunto com os dados coletados durante a entrevista consular para determinar se o requerente faz ou não jus à concessão do visto.


Primeiramente, cabe destacar que o preenchimento deve ser realizado em inglês, não sendo admitidos quaisquer outros idiomas ou a utilização de caracteres não constantes do alfabeto da lingua inglesa (a exceção dos caracteres utilizados para informar o nome do requerente quando solicitado a informá-lo em sua lingua nativa).


De toda maneira, é possível obter, ao menos, a tradução das perguntas para o português, simplesmente selecionando o idioma português em um menu no canto superior direito da página eletrônica de preenchimento do DS-160.



Ao acessar o endereço eletrônico https://ceac.state.gov, o requerente deverá indicar o local do consulado onde deseja requerer o visto (botão "SELECT ONE" abaixo), preencher um código do tipo "captcha" informado e selecionar a opção "start an application" (iniciar um requerimento). A outra opção, "retrieve an application"(recuperar um requerimento) deve ser utilizada para continuar preenchendo um requerimento já iniciado.



Ao clicar na opção "iniciar um novo requerimento", um código de identificação do requerimento será gerado ("application ID"): você deve tomar nota deste código. Em seguida, você deve escolher uma das perguntas de seguranças sugeridas e cadastrar uma resposta (tome nota da resposta). Estas informações - juntamente com as 05 primeiras letras do seu primeiro sobrenome e o seu ano de nascimento - permitirão que você acesse novamente o formulário para continuar preenchendo caso não consiga fazê-lo de uma só vez (o que normalmente é o caso, considerando o tamanho do formulário) ou seja interrompido por uma falha de conexão.



Na seção do formulário denominada "Personal Information 1", você deve preencher o seu nome da maneira exata como está informado em seu passaporte, onde "surnames" significam sobrenomes de familía e "given names" são os primeiros nomes escolhidos pelos pais.


"Telecodes" são códigos numéricos de quatro dígitos que representam caracterers em alguns nomes provenientes de alfabetos não românicos... em outras palavras, marque a opção "não" para a pergunta relativa a eles.


Ao terminar de preencher a primeira parte do formulário, você vai se deparar com duas opções de botões vermelhos na parte inferior do formulário: "Save" (salvar) e"Next" (próximo).


Aqui cabe fazer uma importante distinção: se você clicar em "Next" o seu progresso será salvo e você poderá continuar preenchendo de onde parou em outra ocasião se desejar, porém, num prazo máximo de 30 (trinta) dias. Caso precise acessar o formulário novamente em um intervalo superior a 30 dias, deve optar pela a opção "Save" (salvar) e uma cópia do formulário será salva no HD do seu computador.



Na parte do formulário denominada "Personal Information 2", onde se pergunta o seu National Identification Number (Número de Identificação Nacional), você deve preencher o seu CPF (foto acima).


Caso você não possua um "US Social Security Number" (Número de Seguridade Social norte-americano) ou um US Taxpayer ID Number (Número de Identificação do Contribuinte norte-americano), o que, na grande maiorias das vezes, é o caso, marque a opção"Does Not Apply" (não se aplica) para as dois campos referidos.


Na seção denominada "Travel Information" (Informações da viagem), você deve optar pelo tipo de visto que está requerendo nos campos "Purpose of Trip to the U.S" (propósito da sua viagem) e "Specify" (especificar).



No campo "Purpose of Trip to the U.S", você deve selecionar a opção "Temp. Business Pleasure Visitor (B)", se está requerendo o visto de turismo. Se você está solicitando o visto de estudo (F), deve selecionar a opção "Academic or Language Student (F)".


No campo "Specify", logo abaixo, para o visto de turismo, selecione a opção B1/B2, cf. figura abaixo (geralmente, não há vantagem em solicitar o B1 ou o B2 separadamente).



Já para o visto de estudo, no campo "Specify", selecione "Student F1", cf. figura abaixo, se você é o requerente principal do visto.



O próximo campo digno de nota é o que pergunta se o requerente possui planos de viagem específicos ("Have you made specific travel plans?"). Caso você marque a opcão que diz não ("no"), você somente precisará informar a provável data de chegada no país e o provável período de estadia.


Caso você marque a opção que diz que sim ("yes"), você se verá obrigado a preencher as datas exatas de chegada e retorno, cidades de partida e chegada e, inclusive, o número dos vôos, se souber. O requerente também precisa listar os locais que pretende visitar nos EUA.



Para que você possa fazer uma previsão mais exata da data da sua viagem, não deixe de levar em consideração o tempo de espera para a entrevista consular. "Como?", você pode estar se perguntando já que agendamos a entrevista no site do consulado apenas após o preenchimento do DS-160.


Ocorre que o Departamento de Estado norte-americano, através do seu escritório de assuntos consulares ("Bureau of Consular Affairs"), oferece uma previsão quase exata do tempo de espera da entrevista para os diferentes tipos de vistos ("Visa Appointment Wait Times"), nos diferentes consulados.


Você pode facilmente acessar esta informação através do seguinte link: https://travel.state.gov/content/travel/en/us-visas/visa-information-resources/wait-times.html



No campo indicado acima, você deve preencher a cidade do consulado que você deseja consultar e você vai obter o dias de espera estimados para as entrevistas do visto de turismo (Visitor Visa), visto de estudo / intercâmbio (Student / Exchange Visitor Visas) e outros vistos temporários (All Other Nonimmigrant Visas), nesta ordem.



Seguindo, o requerente deverá informar quem custeará a viagem ("Person / Entity paying for your trip"). Caso você mesmo esteja pagando pela sua viagem, deve marcar a opção"SELF", que significa "eu mesmo". Por outro lado, se alguem estiver patrocinando a sua viagem, você deve especificar nome, telefone, endereço e o tipo de relação que esta pessoa possui com você (irmão, amigo, pai, etc.).



Na próxima seção do formulário que fala sobre "Travel Companions information", você deve informar se você está viajando sozinho ou com mais alguém. Caso você esteja viajando acompanhado, deve especificar nome, sobrenome e o tipo de relação que você possui com esta pessoa.


Se você deseja agendar uma única entrevista consular para toda a sua família é especialmente importante listar todas as pessoas neste momento.


Logo abaixo, você deverá informar se você está viajando com outras pessoas como parte de um grupo ou organização ("Are you traveling as part of a group or organization?"). Se você está apenas viajando com familiares e amigos deve marcar"não". Os grupos ou organizações a que este campo se refere são os relativos a excursões, grupos de atletas, etc.



A seção do DS-160 denominada "Previous U.S Travel Information" é onde o requerente deve informar todas as viagens que já realizou para os EUA, especificando as respectivas datas de entrada e períodos de estadia. O requerente também deve informar se já teve uma "U.S Driver's License" (carteira de motorista norte-americana).



Ainda nesta seção, você precisa dizer se já teve um visto americano, se já perdeu ou teve um roubado, se o seu visto já foi cancelado ou revogado. Da mesma forma, você deve informar se alguma vez você já teve um visto negado ou teve sua entrada no país negada ou se você já retirou o seu pedido de entrada em um porto de entrada ("Have you ever been refused a U.S Visa or been refused admission to the United States or withdrawn your application at the port of entry?"). É preciso especificar o motivo para todos estes casos.


Para entender melhor como é possível ter a sua entrada nos EUA negada mesmo tendo um visto válido, leia este post:



A última situação acima fala da hipótese em que o viajante, ao chegar em um porto de entrada nos EUA e perceber que está na iminência de ser deportado, solicita ao oficial de imigração para retirar o seu pedido de entrada. Caso o oficial aceite a retirada, o viajante não sofrerá as consequências de uma deportação: é como se estivesse retornando "por vontade própria".


Na última pergunta da seção "Previous U.S Travel Information", o requerente deve informar se alguém já requereu um visto permanente ("immigrant petition") em seu favor junto ao Serviço de Imigração e Cidadania dos Estados Unidos.



Na próxima seção intitulada "Address and Phone Information" (informações realtivas a endereço e telefone), o requerente deve informar o seu endereço completo, inclusive especificando se o endereço de correspondência é o mesmo que o endereço de residência.


Você também deverá fornecer todos os seus telefones, endereços de e-mail e informar os nomes de usuários de todas as contas que você eventualmente possua em redes sociais.



A próxima seção - "Passport Information" - é aquela onde o requerente deverá fornecer todos os dados relativos ao seu passaporte. Depois de você informar o número do seu passaporte, você vai se deparar com um campo que pode gerar certa confusão. O campo pede para informar um tipo especial de número associado ao seu passaporte denominado "Passport Book Number". A própria página do formulário define este número como sendo um "número de controle de inventário". Considerando que os passaportes brasileiros não possuem este número de controle especial, marque a opção"Does not apply" (Não se aplica).



A proxima seção é a chamada "U.S. Point of Contact Information". São as informações relativas ao seu "ponto de contato" nos Estados Unidos: uma pessoa nos EUA que lhe conheça e possa verificar a sua identidade, caso necessário.


Caso você não conheça ninguém, você pode marcar a opção que diz "Do Not Know" (não conheço) e preencher o campo abaixo denominado "Organization Name" (nome de organização), que pode ser o nome, endereço, telefone e e-mail de qualquer loja, empresa ou organização que você planeja visitar durante a sua viagem.



Recomendamos preencher esse campo com as informações do hotel em que você planeja ficar mesmo que ainda não tenha feito as reservas. Nesse caso, onde se pergunta o tipo de relação que esta organização possui com você ("Relationship to You"), selecione a opção "OTHER" (outro).



Seguindo, na Seção de nome "Family Information: Relatives", o requerente deve fornecer informações completas relativas aos seus pais biológicos ou adotivos, informando, inclusive, se os mesmos estão ou não morando nos EUA.


Abaixo, você deve informar se possui parentes "imediatos" ("immediate relatives"), não incluindo os seus pais, nos EUA ("Do you have any immediate relatives, not including parents, in the United States?"). O próprio formulário delimita o conceito de "immediate relatives", definindo-os como noivo(a), esposo(a), filho(a) ou irmã(o). Se for o seu caso, você deverá fornecer os dados completos relativos a eles.



A seguir, caso você tenha marcado na seção de "Personal Information 1" que você é casado, divorciado, vive em união estável (Domestic Partnership / Civil Union), separado do seu companheiro(a) ou é viúvo(a), deve fornecer os dados completos do seu esposo(a), ex-marido ou ex-mulher, companheiro(a), ex-companheiro(a) e falecido esposo(a) respectivamente.


Em sequência, chegamos a uma seção do formulário chamada de "Present Work/Education/Training Information" (Trabalho atual / Educação / Treinamento), onde você informar qual a sua ocupação atual, seja trabalho ou estudo, descrevendo de forma resumida as suas atividades, bem como informando o endereço e telefone da empresa / instituição de ensino. No caso de sua ocupacão principal ser trabalho, você deve, inclusive, informar o seu salário em reais. Se a sua ocupação principal for estudo, você deve marcar "Does Not Apply" (não se aplica) no campo referente ao salário.



Na seção seguinte, chamada de "Previous Work/Education/Training Information", o requerente deve informar se trabalhava antes do emprego atual ("Were you previously employed?"). Caso você marque "yes" (sim), deve informar o seu histórico profissional dos últimos 05 anos - excluindo as informações referentes ao emprego atual, que já foram fornecidas na seção anterior - indicando, inclusive, nome e sobrenome do supervisor em cada emprego.


Observe que não se trata de relacionar os empregos que você teve de 05 anos para cá, mas, sim, de especificar os últimos 05 anos durante os quais você trabalhou. Em outras palavras, mesmo que os seus últimos 05 anos trabalhados tenham sido há 10 anos atrás, você deve fornecer estas informações. Se você nunca trabalhou, deve marcar a opção"no" (não).



Logo abaixo no formulário, você vai informar se já cursou alguma instituição de ensino de nivel secundário (nosso ensino fundamental e médio) ou equivalente ou superior ("Have you attended any educational institutions at a secondary level or above?"). Há um campo denominado "Course of Study" para você informar o que você estudou. No caso de ensino fundamental ou médio, você deve preencher com "Academic" ou "Vocational" (este último para ensino técnico especializante"). No caso de ensino superior ou curso de pós-graduação, você deve especificar a sua área de estudo.



Seção "Additional Work/Education/Training Information". Nesta seção, o requerente deve responder se pertence a alguma clã ou tribo (Do you belong to a clan or tribe?), especificar as linguas que fala ("Provide a List of Languages You Speak") e se viajou para outros países nos últimos 05 anos ("Have you traveled to any countries / regions within the last five years?"). Se você marcar "yes" (sim) para esta última pergunta, você deve informar se residiu em algum outro país por 06 meses ou mais desde que atingiu a idade de 16 anos se se já pertenceu ("Have you resided in any country/region for six months or longer since you attained 16 years of age?). Logo abaixo, em sequência, você deve responder se já contribuiu ou trabalhou para alguma organização profissional, social ou caritativa ("Have you belonged to, contributed to, or worked for any professional, social, or charitable organization?").


O próximo campo desta seção pergunta se o requerente detém algum tipo de treinamento ou habilidades especializadas relacionadas a armas, explosivos, dispositivos nucleares, biológicos ou químicos.


No campo seguinte, você deve responder se você já serviu como militar (Have you ever served in the military?). Finalmente, o último campo pergunta se o requerente já serviu ou foi membro de unidade paramilitar, unidade de justiceiros, grupo rebelde, grupo de guerrilha ou organização insurgente. Se você não é o rambo, responda "no" (não).


Se você está requerendo o visto de turismo (B-1/B-2), a próxima é a última seção do formulário que você precisa preencher. A seção é intitulada "Security and Background" e é composta de 05 partes. As perguntas que a compõem visam a identificar, entre outras coisas, se o requerente já violou leis imigratórias, se é portador de doenças que ameaçam a saúde pública, se é viciado em drogas, se tem a intenção de se prostituir ou cometer atos de espionagem ou sabotagem, se é adepto da pratica de atividades terroristas e se já cometeu crimes como genocídio, trafico de pessoas, órgãos, recrutamento de crianças-soldado, etc. Se o requerente marcar "yes" (sim) para qualquer uma das perguntas desta seção, dificilmente pisará solo americano.


O preenchimento do DS-160 para requerentes do visto B-1/B-2 termina aqui. Pule direto para a seção de revisão do DS-160, chamada "Application Review". Clique aqui: Application Review


Os requerentes do visto F, M e J devem seguir para a próxima seção chamada de "Additional Point of Contact Information".


Nesta seção, você deve informar nome, endereço, telefone e e-mail de 02 (duas) pessoas no seu país de residência que podem confirmar as informações constantes do seu formulário. Nenhum de seus familiares podem ser listados aqui. As pessoas que você indicar também não podem possuir como endereço uma caixa de correio alugada nas lojas dos Correios ou em qualquer outra empresa que preste este serviço de caixa postal.



A próxima seção é denominada "SEVIS Information". Inicialmente, o requerente deverá preencher o "SEVID ID" (O seu número de identificação pessoal no sistema SEVIS).


O seu "SEVIS ID" é forncedido pela instituição de ensino quando a mesma aprova o seu requerimento de I-20 (I-20 Application) e realiza o seu cadastro no sistema SEVIS. A obtenção do I-20 é o primeiro passo para se requerer o visto de estudo F1 junto ao consulado americano. Sem o I-20, não é possível preencher o DS-160.


Atenção para informar o seu número de identificação pessoal no sistema SEVIS e não o código SEVIS da escola / universidade (que também vem informado no I-20).


Nos campos subsequentes, o requerente deve informar o nome da escola / universidade ("Name of School"), a área de estudo ( "Course of Study") e o endereço completo da insituição de ensino.


No caso de ensino médio, você deve preencher o campo "Course of Study" com "Academic" ou "Vocational" (este último para ensino técnico especializante). Para outras atividades educacionais, você deve especificar a sua área de estudo.



Application Review


Neste ponto, não há mais nada para preencher. O requerente deve tão somente revisar as informações constantes do formulário na seção intitulada "Application Review" (Revisão do Requerimento).


Há a possibilidade de editar as informações que necessitam ser corrigidas clicando em um botão chamado "edit" (editar) ao lado do campo desejado.


Nesta etapa, você também tem a opção de imprimir o formulário DS-160, seção por seção, clicando no botão chamado "print" (imprimir). Recomendamos que realmente aproveite para imprimir cópias em PDF do formulário porque, uma vez que assinar e submeter o DS-160, o requerente somente terá acesso à página de confirmação.


Vale mencionar que as páginas do formulário em PDF não poderão ser levadas para a entrevista. Há uma observação expressa nesse sentido: "Do not bring this to your interview".


Para a entrevista, o requerente deve levar a página de confirmação ("Confirmation") / (Foto exemplo abaixo).



Depois de revisar todas as informações do formulário, o requerente será direcionado para a última etapa do DS-160: a assinatura ("Sign and Submit"). No primeiro campo, "Preparer of Application" (preparador do formulário), o requerente deve responder se alguém o auxiliou a preencher o formulário ("Did anyone assist you in filling out this application?"). Se você está preenchendo o formulário como responsável por um menor de 16 anos, deve marcar "yes" e informar os seus dados no novo campo que será aberto.


O último campo é o de nome "E-Signature". É o campo em que o requerente afirma, sob pena de perjúrio de acordo com as leis dos Estados Unidos, que tudo o que foi informado é correto e verdadeiro.


No campo "Enter your Passport/Travel Document Number, o requerente deve inserir o número do passaporte.


No campo "Enter the Code as shown", o requerente deve inserir o código que aparece na caixa ao lado.


Por fim, clique no botão chamado "Sign and Submit Application" para assinar e enviar o formulário.









bottom of page